Grupos jovens e as drogas

Minhas palestras

| Principal | O homem e as drogas | A Igreja perante as drogas | Pastoral da sobriedade | Prevenção ao uso de drogas | Intervenção de ajuda | História da Pastoral | A paróquia e as drogas | Crismandos e as drogas | Pais e as drogas | Grupos jovens e as drogas | Vida nova | Vida em Plenitude | Escolhe a vida

Paróquia dos Sagrados Corações Crismandos 2002

 

Mapas sociais

·     Genético

·     Psíquico

·     Ambiental

 

Existem três mapas sociais amplamente aceitos:

O Primeiro é o mapa genético que diz que a culpa de tudo é de seus avós. Por causa deles você é tão mal humorada, tão desastrada. Está tudo registrado no DNA. Passa de geração em geração. Você herdou tudo.

O segundo mapa é o mapa psíquico que diz que a culpa é de seus pais. Sua educação e as experiências da infância a fizeram assim. Deram forma a sua personalidade e a estrutura de seu caráter. Lá no fundo você sempre se lembra do roteiro emocional que decorou quando era muito pequena.

O terceiro é o mapa ambiental que diz que a culpa é do seu amigo, do seu chefe, do seu marido, do filho adolescente respondão, da situação econômica, do padre, do governo, dos políticos... Alguma coisa em seu meio ambiente é responsável pela situação.

Todos estes três mapas baseiam-se na teoria de Pavlov do estímulo e da resposta, com base na experiência com cachorros. Para cada ação existe uma reação natural.

Isto é só para cachorro. Nós somos humanos e para nós, entre cada estímulo e resposta temos a liberdade de escolha, o livre arbítrio do ser humano.

 

Dons humanos:

·     Autoconsciência

·     Imaginação

·     Moral

·     Liberdade de escolha

·        Humor

 

 

Deus nos deus dons especiais que nos distinguem dos animais. Temos autoconsciência, imaginação, moral e a livre escolha. E ainda podemos fazer tudo com humor. Estes dons exclusivos nos tornam superiores aos demais animais.

 

Homem

 

·     Ser único

 

Todos nós temos um círculo de preocupações e um círculo de influências. O círculo de influências é onde temos condições de interferir. Aí devemos centrar nossas forças, nas coisas que podemos modificar.

A felicidade é uma escolha.

 

Minha escolha

 

Somos aquilo que escolhemos.

Conta a história que um velhinho de cem anos foi entrevistado. Na conversa toda, mostrou muita alegria e felicidade. Mostrou satisfação de viver, mesmo na idade de cem anos. Foi perguntado porque é que ele vivia feliz. Ele respondeu: “em todos os dias de minha vida, quando levanto eu posso escolher ser feliz ou infeliz. E eu sempre escolho ser feliz”.

Saber escolher é decisivo na vida. Vou me tornando aquilo que escolho. Não existe caminho traçado. Não existe determinismo. Ninguém pode dizer: “eu nasci assim e minha vida vai continuando assim”. A vida é uma escolha permanente. Uma escolha que faz renunciar outras escolhas que se percebeu que não ajudam a viver. Em cada dia renova-se a escolha, e se precisar, é necessário decidir-se por uma melhor. Minhas ações, meu trabalho vão caminhando segundo minhas escolhas.

É preciso sempre escolher a vida. E mais, escolher aquilo que ajuda a viver. Ter capacidade de escolha é exercer a decisão de sempre escolher aquilo que ajuda a viver, aquilo que promove a vida. Escolher em cada dia tudo aquilo que ajuda a viver, é deixar de lado comidas e bebidas que estragam o corpo, é deixar de lado emoções e sentimentos que prejudicam, é saber abandonar preocupações que apenas tiram o sono e a alegria da vida. A escolha da vida é a escolha do que nosso coração mais deseja. Somos feitos para viver. Saber escolher a vida é saber escolher a Deus. É escolher tudo aquilo que é de Deus. É escolher o amor e a paz. É escolher as pessoas, que são um desejo de vida. É escolher a natureza que continuamente renova a vida no universo.

Em cada dia há uma nova escolha ou uma renovação da mesma escolha, que em cada dia apenas recebe um novo colorido, uma nova forma, porque tudo em nós é mudança, é evolução, é nova oportunidade. Porém, é bom saber que a escolha é acompanhada de uma renúncia. A escolha maior deixa no caminho outros desejos que necessitam ser renunciados para a escolha definitiva. E, um dia, no momento final da vida, a escolha suprema será a soma das escolhas que foram feitas durante a vida. Se escolhemos viver, teremos como recompensa a vida plena e eterna.

Wilson João

 

Não basta subir na escada do sucesso. É preciso que a escada esteja encostada na parede certa. Caso contrário, cada passo só nos levará mais depressa ao lugar errado.

Todas as coisas são criadas duas vezes. Há uma criação mental e uma criação física em todas as coisas.

Para construir uma casa, você primeiro a constrói, detalhe por detalhe, na sua mente e no papel. É o projeto. Depois você inicia a construção física. Você começa com o objetivo na mente.

Antes de viajar, você determina o destino e o melhor caminho a seguir. Só depois parte em direção ao destino. E, para atingi-lo, dá um passo de cada vez. Uma viagem de cem quilômetros começa pelo primeiro passo.

Nem sempre todas as criações iniciais acontecem por nossa vontade consciente. Se não nos tornamos responsáveis pelas criações iniciais, transferimos para outras pessoas o poder e as condições para determinar grande parte de nossas vidas, por pura omissão.

A eficácia, e muitas vezes a sobrevivência, não depende apenas de quanto esforço se faz e sim se estamos fazendo o esforço no caminho certo.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida... (João 14, 6)

Os dons exclusivamente humanos que Deus nos deu nos dão o poder de escrever os nossos próprios papéis, os nossos projetos. Podemos para isso usar a imaginação e a criatividade para escrever novos papéis mais eficazes, mais de acordo com nossos valores mais profundos e com os princípios corretos que lhes dão sentido.

Posso mudar. Posso viver da minha imaginação e não da minha memória. Posso usar o meu potencial ilimitado e não o meu passado restrito. Posso me tornar um criador inicial.

 

A Diferença

 

 

Era uma vez ... um escritor, que morava numa praia tranqüila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar, para se inspirar e, de tarde, ficava escrevendo.

Um dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, era um jovem pegando na areia as estrelas-do-mar, uma por uma, e jogando novamente de volta ao oceano.

- Por que você está fazendo isso ? - perguntou o escritor.

- Você não vê ? - disse o jovem. - A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas vão secar ao sol e morrer, se ficarem aqui na areia.

- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz ? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer maneira.

O jovem pegou mais uma estrela na areia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse :

- Para essa, eu fiz diferença.

Naquela noite o escritor não conseguiu dormir, nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha foi para a praia. Reuniu-se ao jovem e juntos começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

 

“Visão sem ação não passa de um sonho.

Ação sem visão é só um passa tempo.

Visão com ação pode mudar o mundo.”

 

Ter um objetivo na mente significa começar todos os dias com estes valores claros na mente.

Posso e devo escrever minha declaração de missão pessoal, meu projeto de vida. Sou único e insubstituível. Meu projeto de vida tem que ser meu. Não pode ser copiado. Ele faz parte da minha integridade, da constituição da minha pessoa.

Ao elaborar meu projeto de vida preciso pensar na segurança, na orientação, na sabedoria, e no poder. Preciso lembrar de meus papéis: a família, o dinheiro, o trabalho, os bens, o prazer, os amigos, a igreja, o eu.

Qual o centro de minha vida? Ao centrar minha vida em princípios corretos estou construindo sobre a rocha. Estou no caminho certo.

Existem princípios básicos para uma vida proveitosa e as pessoas podem conquistar a verdadeira felicidade duradoura quando aprendem a respeitar estes princípios básicos.

O comportamento humano é baseado no plantar – colher. As pessoas colhem o que semearam. Não existe atalho.

Se você está com o mapa errada, não atingirá seu objetivo. Não adianta modificar o se comportamento, tentar com mais empenho, ser mais diligente, aumentar o seu ritmo. Tudo isto só o levará ao lugar errado.

Existem princípios universais governando as atividades humanas. São leis naturais para o relacionamento humano que são tão reais, imutáveis e indiscutíveis quando a lei da gravidade.

Como exemplo de princípios podemos citar a imparcialidade, a integridade, a honestidade, a dignidade, o servir, o dar uma contribuição, a qualidade, o crescimento, o potencial, a fidelidade, coragem, persistência e muitos outros.

Quanto mais nosso projeto de vida está de acordo com estes princípios universais, mais preciso e funcional será. Mais próximo estaremos do caminho certo.

Não existe caminho fácil e rápido para se obter qualidade de vida, eficácia pessoal e relacionamentos satisfatórios e profundos com outras pessoas, sem passar pelo caminho do esforço e amadurecimento que o torna possível.

É simplesmente impossível cortar caminho no processo de desenvolvimento. Contraria a natureza e as tentativas de cortar caminho só resultam em desapontamentos e frustração.

Uma caminhada de mil quilômetros começa pelo primeiro passo é só pode ser feita na base de um passo de cada vez. Se você não der o primeiro passo não chegará a lugar algum.

Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é fazer uma vez, mas sim o hábito de fazer. Os hábitos são aprendidos e desaprendidos.

 

Pequenos gestos

 

Um provérbio popular garante que é pelo dedo que se conhece o gigante. São as pequenas ações que mostram o caráter de uma pessoa. Na vida existem poucas oportunidades para ser herói, mas nosso dia está marcado por pequenos gestos, que podem revesti-lo de grandeza e fazer a felicidade dos demais.

Alguém escolheu dez pequenos gestos que qualificam o agir humano:

1. Dê atenção às pessoas: Não importa que seja rico ou pobre, jovem ou velho, conhecido ou desconhecido, educado ou descortês. Pelo seu sorriso mostre-lhes que elas são importantes.

2. Mantenha o otimismo: Agradeça a Deus o dom da vida e veja somente o bem que existe em cada pessoa. A vida é curta demais para desperdiça-la com amarguras.

3. Cultive sempre o diálogo: Dialogar e, antes de tudo, ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Mesmo quando você tem a obrigação de discordar, faça isso com simpatia e respeito. E sempre mantenha abertas as portas para uma nova conversa.

4. Seja amigo sincero e prestativo: Muitos querem ter bons amigos e amigas, mas há quem esqueça de ser amigo. Isto significa cordialidade, respeito, atenção...

5. Mostre interesse pelos outros: Ninguém gosta daquele que se coloca como centro do mundo, querendo se constantemente elogiado e iniciando todas as frase pelo antipático "eu".

6. Reconheça os próprios erros: Adão e Eva quiseram ser como deuses, negando o erro, e por isso foram afastados do Jardim da Felicidade. Afinal, você é humano, dê-se o direito de errar e admita perante o outro que, efetivamente, você errou. Isto aumentará sua credibilidade.

7. Não poupe elogios: Mas isto não significa bajulação. Há sempre em todas as pessoas, coisas boas e diga a elas como isso é importante. No fundo trata-se de um sentimento de bondade e gratidão. Por outro lado, evite as críticas. Quando for necessário, ajude os outros, isto a partir da porta do amor.

8. Aceite o diferente: Deus não cria ninguém em série e há muitas maneiras de fazer a mesma coisa. Um jardim é bonito porque existem muitas variedade de flores.

9. Solicite a opinião dos outros: Todos tem sua verdade, seus pontos de vista. A opinião de muita gente costuma melhorar a proposta original. E não tenha receio de dar a sua opinião e aceite que ela possa ser levada em conta.

10. Cultive a gratuidade: Na realidade, as melhores coisas da vida não são pagas; a própria vida, o ar, o sol, a graça, a amizade. Faça o que puder para fazer felizes os demais. E você será feliz.

 

Conforme você vive de acordo com seus valores, seu senso de identidade, integridade, controle e personalidade própria, vai preencher sua vida com paz e alegria, vai ser feliz.

Qualquer que seja sua situação atual, eu garanto que você não é os seus hábitos. Você pode trocar os antigos padrões por padrões novos, por hábitos inéditos de eficácia comprovada, pela felicidade e por relacionamentos baseados na confiança mútua.

Eu convido você a abrir a porta da mudança e do crescimento.

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida.

O que pensas hoje é o que farás amanhã. (Leon Tolstoi)

É maravilhoso, Senhor!

É maravilhoso, Senhor, ter braços perfeitos, quando há tantos mutilados.

Meus olhos perfeitos, quando há tantos sem luz.

Minha voz que canta, quando tantas emudeceram.

Minhas mãos que trabalham, quando tantas mendigam.

É maravilhoso, Senhor, voltar para casa, quando tantos não tem para onde ir.

É maravilhoso, Senhor, amar, viver, sorrir, sonhar,   quando há tantos que choram, odeiam, revolvem-se em pesadelos, morrem antes de nascer.

É maravilhoso ter um Deus para crer, quando há tantos que não tem o consolo de uma crença.

É maravilhoso, Senhor, sobretudo, ter tão pouco a pedir, e tanto a oferecer e agradecer.

Michel Quoist

 

 

Sagrados Corações, 19 de maio de 2002.


Nilo Momm

Fale comigo:

Nilo Momm