Prevenção ao uso de drogas

Casa Lar Irmã Carmen

Principal | Casa Lar Irmã Carmen | Reciclar para preservar | UNACA | Oficina educativa | IDES | Amigos da criança | Construindo pontes | Emaús | Ajudantes naturais

Casa Lar Irmã Carmen

 

A fé sem obras é morta. (Tiago 2, 26).

Com esta certeza, o Colégio Catarinense (SJ) mantém a Sociedade Irmã Carmen, em Araranguá (SC).

A Sociedade Irmã Carmen, criada em 28 de dezembro de 1994, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter educativo, cultural e de assistência social. Iniciou suas atividades em 1995, com a Casa Lar Irmã Carmen.

A Casa Lar Irmã Carmen desenvolve programas voltados diretamente ao atendimento de crianças e adolescentes privados de seus direitos básicos, em estado de abandono e de risco pessoal e social, em caráter de abrigo, quando encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar.

O abrigo é um lugar que oferece proteção, uma alternativa provisória dentro de um clima residencial, com atendimento personalizado, em pequenas unidades, para pequenos grupos de crianças. Temos normalmente cerca de vinte crianças em regime de abrigo.

Atendemos em regime de semi-abrigo, quando encaminhados pela comunidade em geral, ou procura direta na própria instituição. O regime de semi-abrigo visa atender crianças e adolescentes de todos os níveis sociais, ocupando o seu tempo livre e tirando-os da ociosidade. São aproximadamente cento e sessenta crianças e adolescentes neste programa, onde podemos caracterizar o maternal, o pré-escolar e o complemento escolar.

As atividades no maternal e pré-escolar visam o atendimento qualificado e o fornecimento de condições de atendimento ao pleno desenvolvimento das crianças nos seus aspectos físicos, mental, intelectual, afetivo e social.

O programa de complemento escolar procura promover a evolução e permanência de crianças e adolescentes no sistema educacional, proporcionando oportunidade de melhor aproveitamento escolar, utilização do tempo livre com o objetivo de superar as dificuldades escolares.

Este é um programa que se caracteriza por propiciar às crianças e adolescentes a oportunidade de participar na vida da comunidade através da utilização de recursos como escolas, áreas de lazer, quadras esportivas, etc.

Por reforço escolar entendemos o auxílio nas atividades de "deveres de casa", revisão de conteúdos, esclarecimento de dúvidas, exercícios auxiliares, incentivo à leitura e escrita.

Realizam-se visitas domiciliares, contatos formais e informais com entidades públicas e particulares, atendimento individualizado em psicologia, odontologia, medicina, serviço social e orientação.

Os cursos de informática objetivam proporcionar ao adolescente a aprendizagem necessária para ingressar no mercado de trabalho. São vinte e oito vagas simultâneas, em duas turmas de ambos os sexos.

São desenvolvidos programas de horta e jardinagem com aulas práticas, sob a supervisão de um técnico qualificado.

A partir de doze anos de idade, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento de habilidade e atividades semi-profissionalizantes, que permitam ajudar na renda familiar, e posteriormente ingressar no mercado de trabalho, temos aprendizado em corte e costura, artes, pintura e outras especialidades.

As demais atividades compreendem acompanhamento da saúde, atividades esportivas e de lazer, atividades culturais, orientação para o trabalho, educação ambiental, alimentação e orientação e apoio sócio-familiar.

A Casa Lar Irmã Carmen tem um quadro de colaboradores altamente qualificado, dispondo de psicólogos, assistente social, serviço médico e odontológico, nutricionista e orientação religiosa.

No programa de escolinha de futebol são atendidas cento e oitenta crianças, algumas inclusive encaminhadas para os clubes de futebol profissional. Com este programa estamos conseguindo retirar das ruas e da ociosidade estes adolescentes. Evitamos assim que os mesmos sejam atraídos para as drogas e a prostituição. É a oportunidade para que se tornem cidadãos ativos.

Temos ainda aulas de violão, costura doméstica, digitação, atividades culturais (teatro, coral e dança) e alimentação alternativa.

Servimos diariamente trezentas refeições. Garantimos assim aos adolescentes e crianças alimentação de alto valor nutritivo, melhorando a capacidade de aprendizagem e criando condições de desenvolvimento integral.

Estamos implantando horto medicinal, horticultura, padaria e confeitaria, trabalhos artesanais, estética e cuidados pessoais.

Tudo isto custa aproximadamente vinte e cinco mil reais mensais.

A Casa Lar Irmã Carmen está estabelecida a Rua Júlio de Souza, s/nº - Caixa Postal, 419 - Colônia - Araranguá (SC) - CEP 88900-000 - Telefone/Fax (48) 522-1069.

 

 

Fale comigo

Nilo Momm