Prevenção ao uso de drogas

Ajudantes naturais

Principal | Casa Lar Irmã Carmen | Reciclar para preservar | UNACA | Oficina educativa | IDES | Amigos da criança | Construindo pontes | Emaús | Ajudantes naturais

Ajudantes Naturais

 

 

Quando os adolescentes procuram ajuda, eles geralmente procuram seus amigos. Os amigos fazem o melhor que podem para ajudar, mas às vezes não reconhecem a seriedade do problema ou não tem as informações corretas para dar. Outras vezes, por não saberem o que fazer, acabam tão envolvidos no problema como quem solicitou ajuda.

Ajudantes naturais é um programa que ajuda amigos a ajudar amigos.

Dentro do Colégio existe uma rede informal e natural de ajudantes. Alunos com problemas, procuram outros alunos, ou adultos em quem confiam, para desabafar. Eles são procurados para dar conselhos, apoio ou pelo simples fato de saberem ouvir.

O programa ajudantes naturais identifica esta rede e usa esta ajuda, capacitando-a através de treinamento a fim de torná-la mais eficaz.

A rede de adolescentes e adultos é identificada através de uma pesquisa anônima entre todos os adolescentes e adultos do Colégio. Eleitos os representantes estes são convidados a participar do programa.

O treinamento inicial é feito em forma de retiro de três dias. O acompanhamento é em reuniões no próprio Colégio.

No retiro são treinadas as habilidades de ajuda. Nas reuniões de acompanhamento são trocadas experiências e informações entre os participantes e os coordenadores do programa. Os ajudantes tem a oportunidade de debater situações específicas com os coordenadores e com os demais ajudantes.

A coordenação do programa deverá ser feita por uma equipe em que devem estar representados:

·        A direção do Colégio;

·        orientador educacional:

·        serviço social;

·        Professores especialistas;

·        Representantes da APP;

·        Representantes da comunidade.

O programa ajudantes naturais foi desenvolvido e testado em 1980 nas escolas Mercer Island High School e Summer High School, no Estado de Washington. EUA, devido a preocupação com o suicídio de adolescentes. O manual inicial foi escrito por Roberts, Fitzmahan & Associados, de Seatle.

Em 1989, quando mais de novecentas escolas dos Estados Unidos e Canadá já utilizavam o programa, o mesmo sofreu uma grande revisão.

 

Fale comigo

Nilo Momm