As drogas

Poppers

Principal
Cocaína
Maconha
Anabolizantes
Crack
Drogas sintéticas
Ecstasy
GHB
Inalantes
Ketamina
Merla
Álcool
Poppers

Poppers

 

O cenário preferido das drogas da moda parece ser sempre a vida noturna. Em raves e festas fechadas não são raros vidrinhos de Poppers espalhados pelo chão.

A droga foi criada inicialmente como um remédio para angina (dor no peito), mas o benefício não compensava por causa dos seus efeitos colaterais, como queda de pressão e desmaio. No entanto, sua fabricação continuou, de maneira clandestina.

Líquido que, depois de inalado, dá uma sensação intensa de tontura, traquicardia e agitação que dura poucos minutos.

Os poppers consistem num liquido amarelo claro vendido em pequenos frascos ou ocasionalmente em pequenas ampolas de vidro que são partidas sobre lenços de modo a que os seus vapores sejam inalados. O vidro quando se parte, faz um ruído um estalido característico, e é dai que provem o seu nome no mercado negro.

Devido a esta característica, os poppers tornaram-se na designação de rua do nitrito de amilo, um antigo vasodilatador, ressuscitado dos anos setenta.

O nitrito de amilo é utilizado na tratamento da angina e da constrição dos vasos sangüíneos com destino ao coração. Ele dilata os vasos sangüíneos provocando um ímpeto de sangue através do corpo e do cérebro que pode ser vivido como um efeito euforizante.

Os efeitos pretendidos são intensos mas vividos com muita brevidade, pelo que as vezes é usado durante o ato sexual. Os efeitos secundários podem ser tonturas, rubor, náuseas, vômitos, dores de cabeça, desorientação e desmaios.

Os riscos de curto prazo da ingestão do nitrito de amilo consistem principalmente em acidentes ocorridos sob a sua influencia. A ingestão oral do liquido, em vez da sua inalação, é extremamente perigosa e tem existido um pequeno numero de mortes devido a isso.

Os riscos a longo prazo são: prolongadas dores de cabeça, redução dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

O QUE É Estimulante. Nitrito de amilo. Usado no século XIX para aliviar a angina de peito. Droga essencialmente gay. Líquido inalável.

COMO É USADO Por inalação.

COMO É NORMALMENTE ADULTERADO Não é misturado.

EFEITOS O famoso popperazo antes do clímax sexual: descontrole cardíaco, enjôo, abertura do esfíncter anal. Induz orgasmos explosivos.

DURAÇÃO De 10 a 30 segundos.

EFEITOS SECUNDÁRIOS Enjôos, lesões cardíacas e, diz-se, pode provocar o sarcoma de Kaposi em aidéticos.

PARA QUE É USADO Para o sexo. É inalado no momento que antecede o orgasmo.

NA GÍRIA Poppers.

PERFIL DO CONSUMIDOR A comunidade gay discotequeira mais promíscua e radical e technoheads bissexuais.

A droga é inalável e, para o estudante universitário Matheus, vinte e um anos, provoca efeitos semelhantes ao do lança-perfume. “A sensação é de uma paulada na cabeça. Os sons ficam diferentes e o corpo mais leve. É ótimo para dançar”, descreve Matheus.

Mas essa não é a única razão pela qual a droga foi resgatada dos anos 70. Como se trata de um vasodilatador, a substância facilita a virilidade, a relação sexual e a penetração anal. Por isso, o Poppers, que custa cerca de R$ 30 cada vidrinho, acaba sendo um aditivo para casais homossexuais.

 

 

Fale comigo

Nilo Momm